Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011





                                     
 





       O QUE É O CRAS?
Unidade pública que oferta serviços e ações na rede de Assistência Social Básica, executando aquilo que prevê o Serviço de Proteção Integral às Famílias – PAIF, ao atender as famílias em suas necessidades de apoio sócio-assistêncial, possibilitando aos usuários/famílias maior acesso às informações sobre seus direitos, de modo a prevenir e combater riscos de vulnerabilidade social.

      PARA QUE SERVE?
O CRAS objetiva o fortalecimento da família como unidade de referência, reforçando os vínculos internos e externos da comunidade em geral. Suas ações visam a prevenção e o combate de situações de risco e vulnerabilidade social das famílias que muitas vezes não têm acesso à informações e serviços ligados à Proteção Social Básica enquanto um direito de todos. Ou seja, são ações que vão além do puro e simples assistencialismo às famílias “carentes”, pois luta pela autonomia/emancipação do(s) sujeito(s) a partir da ampliação do acesso aos serviços na área de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança e etc. É deste modo que o CRAS busca promover/favorecer a articulação entre os diferentes setores de atendimento ao usuário enquanto um sujeito de direito.
     
     A QUEM SE DESTINA?
Os atendimentos sociais, psicológicos e assistenciais do CRAS são destinados à todas as pessoas e famílias que necessitarem de apoio e orientações psicossociais, principalmente aquelas famílias que fazem parte do seu território de abrangência e que fazem parte de Programas Sociais como: Bolsa-Familia; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI; PROJOVEM; e/ou que requerem auxílios como Beneficio de Prestação Continuada – BPC (Idosos e pessoas com deficiência), entre outros.
       
 NOSSOS SERVIÇOS/AÇÕES EVENTUAIS E PERMANENTES:
Cadastramento de famílias; Estudo social através de requisição de serviços; Encaminhamentos e acompanhamento do BPC; Palestras e Orientações psicológicas e sociais sob a forma de grupos psicossociais com crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes do município; Visitas domiciliares; Referênciamento e contrareferencia aos diversos serviços da rede pública e convênios em saúde, educação etc; Busca Ativa para o (re)conhecimento das principais demandas psicossociais da comunidade e posteriores planos de intervenção; Promoção de cursos e mini-cursos para favorecer a convivência e emancipação social das famílias, além do incentivo à geração de renda. (Ex: corte e costura, artesanatos, culinária, mecânica de motos, corte de cabelo, técnicas de pinturas...) entre outras ações integradas ás demais bases de apoio à comunidade.
                            
                                              Equipe Técnica                                                            
                                          Coordenação: Fladiana Cristina Gomes de Oliveira
Psicóloga: Francisca Lucynara A. dos Santos
Assistente Social: Francisca Neuma Sarmento
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 7:30  às 12:00 e 13:30  às 17:00
além de horários alternativos para atender demandas especificas.
      Políticas Sociais Públicas – direito de todos e dever do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário